Calatonia na Itália


A Comunidade de Ética Vivente iniciou-se há 30 anos com o psiquiatra Sérgio Bártoli, baseada na Psicossíntese de Assagioli, com o objetivo do desenvolvimento da consciência e participação no atual processo evolutivo da humanidade. Atualmente a comunidade possui 5 centros na Itália, e promove cursos, meditações, e programas de pesquisa e atendimento terapêutico, bem como programas em educação. O contato com a calatonia iniciou-se em 2012, durante o curso de Corpo de Luz ministrado pela médicas Leili Khosravi e Mariuccia Sofia, da comunidade de Etica Vivente, e organizado pelo grupo São Paulo na fazenda Gaia em são Francisco Xavier. Ao presenciar uma vivencia de troca de calatonia em duplas por antigos praticantes de São Paulo e Piracicaba, Leili imediatamente percebeu uma identificação profunda com os métodos de trabalho com a energia sutil da comunidade, bem como com os princípios da Psicossíntese. Logo sentiu o trabalho de dr Sándor como o de um participante nessa corrente de ensinamentos e trabalho, à semelhança de Roberto Assagioli.

Iniciamos então um grande intercâmbio, com cursos de membros da comunidade no Brasil, e cursos de calatonia na Itália.

calat_italia1.jpg

A formação na comunidade partiu de um público que já possuía 3 pré-requisitos, quais sejam: conhecimento de anatomia e fisiologia; conhecimento de psicologia profunda (Psicossíntese). E experiência como terapeutas. Além disso, na comunidade vivenciaram muitos trabalhos de auto-conhecimento , e também meditações, alem de um estudo aprofundado de Agni Yoga e da filosofia do mestre Tibetano. Para este grupo foi planejado um esquema de 60 horas de aula e vivência em workshops, e 10 horas de supervisão de atendimento. Esta formação deu-se em 5 anos, de 2013 a 2015, A identificação com o método e a vivência da calatonia foi muito grande , e a troca intensa e profunda. De fato, sentimos que no campo energético e psíquico da comunidade, a calatonia se desenvolveu, emergindo novos conceitos e formas de prática.

Contamos hoje em 2016 com 7 terapeutas que completaram a formação básica, e 2 que poderão completar as horas de workshop e supervisão.

Foram realizados no Brasil dois workshops conjuntos com a médica Leili Khosravi, uma das terapeutas com formação básica completa, em 2013 na Fazenda Gaia em São Francisco Xavier, e em 2014 em São Paulo.

calat_italia2.jpg

worksh_calatonia_Italia_07_13_001.jpg

 

Curso 2017 Itália

Trabalho com crianças na comunidade e na Sicília

 


Vídeos.