Quem somos


O grupo de alunos que tiveram o privilégio de aprender com Dr. Pethö Sándor propõe-se a continuar e desenvolver seu trabalho desde sua passagem em 1992. Formaram-se vários subgrupos que se dedicam a cursos, estudo, pesquisa, elaboração de textos diversos, e também continuam com as meditações que recebemos do professor.

O objetivo de nosso grupo é difundir e ampliar este conhecimento da Calatonia, que na verdade é um caminho de auto- desenvolvimento e uma contribuição para o caminho coletivo de ampliação de consciência de toda humanidade. Nosso papel neste momento de profunda crise e transformação do ser humano é contribuir com nossa pequena quota de trabalho e energia dentro do processo global.

O propósito é, em uma abordagem criativa, desenvolver os trabalhos e conceitos recebidos, dentro de seu objetivo e direção originais. Neste movimento, expandiu-se o trabalho no Brasil para a realização de cursos e workshops no exterior, concretizando alguns resultados apresentados neste site e que pretendemos seguir ampliando e aprofundando.

Núcleo de cursos no Brasil e exterior: (clique para ver o currículo)

Psicóloga Clínica Especialista pelo CRP 06/22778

Especialização em Psicoterapia Analítica, Cinesiologia e Integração Fisiopsíquica - Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo. Especialização em Terapia Familiar e Casal - Instituto Familiae de São Paulo.

Psicoterapeuta de crianças , adolescentes e famílias .

Supervisora Clinica e Orientadora de Grupos de Estudo de Psicologia Analítica, Integração Fisiopsíquica, Psicoterapia Infantil, Familia e Casal.


CONSULTÓRIO

Rua Piauí, 1164 casa 2 - Higienópolis - São Paulo - SP
Telefone- 11 - 38263601


anamaria.russo@globo.com
 

Terapeuta Ocupacional formada pela USP - 1983. Especialização em Cinesiologia Psicológica (Calatonia) pelo Instituto Sedes Sapientiae-SP com Dr. Pethö Sándor.

Formação com Meir Schneider em São Francisco – EUA e Brasil. Instrutora e Terapeuta do método Self-Healing.

Cursos de Abordagens Corporais: Ilana Rubenfeld.
Curso de Massagem no Instituto Esalen - California – EUA. Curso introdutório com Barbara Brennan - New York – EUA.

Atuação como TO no Hospital das Clínicas-SP e Prefeitura-SP 1983-1991.

Há 30 anos atua com atendimentos individuais e grupais e há 23 anos com o Método Meir Schneider- Self-Healing.

Atualmente ministra cursos de Self- Healing no Brasil e cursos e workshops de Calatonia junto com Fernando Cortese na Inglaterra e Itália.

Atua na Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade, onde realiza atendimento de grupo de idosos promovendo saúde visual. Na Faculdade de Saúde Pública da USP participa de pesquisa com grupos de atendimento na área de visão, dor e limitação de movimento.

Artigos publicados:

  • O que os olhos vêem o coração sente.
    Revista Hermes nº 4 – 1999 - Instituto Sedes Sapientiae.
  • A Visão Externa Trabalhando a Visão Interna. Corpo em Jung
    Vetor Editora – 2012. Org. Maria Elci Spaccaquerche.

anpfig@gmail.com
 

CRP 06/11447

Psicóloga Clinica.

Especialização em Psicoterapia Psicodinâmica Infantil – Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo; Psicoterapia Analítica, Cinesiologia e Integração Fisiopsiquica - Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo e Terapia Familiar e Casal -  Instituto Familiae de São Paulo.

Atua desde 1981 em consultório, como psicoterapeuta de crianças, adolescentes e familias.

Desde 1990, dedica-se ao  desenvolvimento, ensino, supervisão e divulgação do Método de Integração Fisiopsiquica - Calatonia e Toques Sutis, no trabalho clínico com crianças, para profissionais das areas da Psicologia, Psiquiatria, Neurologia e na Educação.

Trabalho Voluntário:

PECAP - Programa Einstein na Comunidade Paraisópolis – Ambulatório – Psicoterapia Familiar.

QAC – Grupo Reflexivo para pais e cuidadores – Instituto Anglicano – São Paulo.

Publicações:

- Os Toques Sutis na Psicoterapia Infantil - Capitulo 5 - "Corpo em Jung - Estudos em Calatonia e Práticas Integrativas". Vetor Editora - 2012 ORG. Maria Elci Spaccaquerche.

 - Laços de Amor e Dor na Psicoterapia Familiar - Artigo em "O Desafio do Amor - Questão de Sobrevivência"- Ed. Roca - 2010.Editora Roca Ltda. ORG. Gilda F. Montoro e Maria Luiza P. Munhoz.

- Na Psicoterapia Familiar com crianças - Artigo - Revista Hermes 11 - 2006 – Instituto Sedes Sapientiae


angela@scuoppo.com.br
 

Psicólogo, psicoterapeuta e professor por 40 anos desde 1977. Formação com Dr Sándor desde a graduação na PUC-SP, em seus grupos de estudo, até a especialização em Cinesiologia Psicológica – Calatonia no Instituto Sedes Sapientiae. Especialização em Terapia Corporal com Dr Gaiarsa.
Cursos de Massagem de Esalen, Ilana Rubenfeld e Introdução a Mãos de Luz – Barbara Brennan.
Pós graduação na ECA-USP.

Professor e supervisor na Faculdade de Psicologia PUC-SP por 10 anos. Professor no Instituto Sedes Sapientiae no curso criado por Dr Sándor – Cinesiologia Psicológica (Calatonia-Integração Mente e Corpo) por 22 anos. Ofereceu o curso de expansão Calatonia e Meditação no Instituto Sedes por 2 anos. Aulas em cursos de expansão na TO-USP e COGEAE - PUC.

Autor do livro Calatonia e Integração Fisiopsíquica (Ed Escuta). Artigos publicados em revistas especializadas (Hermes e outras) e no livro Corpo em Jung – editora Vetor.

Realiza grupos de estudo e workshops em São Paulo e interior.
Instrutor do Método Calatonia no Brasil, Inglaterra e Itália.

Membro do WSI – World Service Intergroup.
Membro da Comunità di Etica Vivente


fnobrecortese@gmail.com
 

Psicólogo clínico desde 1980. Estudos de anatomia, neuroanatomia e fisiologia na Escola Paulista de Medicina. Formação com Dr. Sándor seu avô e Agnes Geocze sua mãe em técnicas corporais , a destacar Calatonia e Massagem Integrativa.

Professor no Instituto Sedes Sapientiae no curso de Cinesiologia Psicológica – Integração Fisiopsíquica (Calatonia), primeiro como professor auxiliar de seu avô Petho Sándor de 1984 a !992, e depois na continuidade deste curso como professor e coordenador.

Palestras e Worshops no Brasil e Europa. Em 2016 esteve na Universidade de Lisboa, Portugal e realizou workshop em Budapeste, Hungria , no Instituto Junguiano.


janosgeocze@gmail.com
 

Psicóloga. Especialista nas áreas de Educação e Clínica. Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP. Terapeuta Junguiana. Na área acadêmica reúne mais de 30 anos de docência. Desde 1983 coordena a Coleção “Amor e Psique” da Editora Paulus. Foi aluna do professor Petho Sándor, participando de grupos de estudos no Instituto Sedes Sapientiae e no consultorio do Prof. Sándor.

Tradutora do livro “Interpretação dos Contos de Fadas” de M. L. von Franz.
Organizadora dos livros: “Encontros de Psicologia Analítica”, da Coleção Amor e Psique da Paulus 2010; “Quem tem medo do Dr. House?” com Nuria Torrents –Primavera Editorial – S. Paulo 2012; “Corpo em Jung – estudos em Calatonia e praticas integrativas” –Vetor Editora – S. Paulo – 2012 ; “Familia em foco: sob as lentes do cinema” com Marfiza Reis – Editora Paulus – S Paulo – 2014 /abril.
Autora de: “Orientação Profissional passo a passo” - coautoria Ivelise Fortim e "O que você vai ser quando crescer" - Paulus 2015.


mariaelcis@gmail.com
 

Psicóloga pela PUC-SP. Psicoterapeuta e professora. Formação em Sand Play com Dora Kalff em Zurique. Especialização em Cinesiologia Psicológica (Calatonia) no Instituto Sedes Sapientiae com Dr Petho Sándor.

Ministrou curso de Calatonia na Faculdade de Psicologia da USP-SP por 10 anos. Ofereceu curso de Expansão em Calatonia no Instituto Sedes por 8 anos. Ensinou Calatonia no Instituto CGJung de Zurique desde 2001 até hoje. Realizou workshops no Japão, e no Instituto Junguiano de Budapeste na Hungria em 2015 e 2016.


mligetim@gmail.com